terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para projeto sobre Formação Inclusiva em Cinema


Cursos gratuitos e debates buscam popularizar o cinema na região de Ribeirão Preto

O projeto Formação Inclusiva em Cinema, proposto pelo professor Marco Aurélio Luchetti – filho do roteirista Rubens Luchetti – foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) via Lei Rouanet e será executado durante todo o ano de 2011. A iniciativa busca a popularização do cinema, e a formação de multiplicadores, através de cursos gratuitos e debates que envolverão não só a sétima arte, mas sua relação com a História, a Literatura e o Teatro. Estes serão realizados no Cineclube Cauim (Rua São Sebastião, 920 – Centro de Ribeirão Preto).

Já estão confirmados cursos de Cinema e Literatura que serão ministrados pelo escritor Menalton Braff e pelo professor Osvaldo Félix; o professor e vereador Gilberto Abreu ministrará o curso de Cinema e História; o diretor de teatro Magno Bucci, o de Cinema e Teatro e caberá ao professor Marco Aurélio Luchetti e ao diretor e roteirista Reinaldo Volpato os cursos em que serão analisadas as vertentes do cinema, suas semelhanças e diferenças e os clássicos de diretores consagrados.

O projeto prevê ainda uma mostra que exibirá cerca de vinte filmes, gratuitamente, ao longo do ano e, ao final, por votação popular, serão escolhidos os melhores para premiação em nove categorias: Melhor Longa-Metragem de Ficção, Documentário e Infantil; Melhor Curta-Metragem; Melhor Diretor; Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor roteiro e Melhor Música.

Este tipo de premiação já ocorreu em 2009/2010 na Mostra Permanente de Cinema Brasileiro realizada também no Cineclube Cauim e que contou com a adesão da população de Ribeirão Preto e região e com a presença dos vencedores em todas as categorias. Reinaldo Volpato, por exemplo, foi o ganhador na categoria de Melhor Roteiro, juntamente com Rubens Xavier, pelo longa lançado nacionalmente no cineclube, Guerra de Vizinhos (2010).

As inscrições podem ser feitas a partir da segunda-feira, 24 de janeiro, gratuitamente, no Cineclube Cauim, local no qual acontecerão as aulas e debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário