quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cineclube Canarinho promove o curso No Tempo Dos Mocinhos e Bandidos - Módulo 02: Astros do Western

Para dar continuidade ao curso de cinema Western, o Cineclube Canarinho, exibe o módulo Astros do Western, no Cineclube Cauim – Rua São Sebastião, 920, Centro – aos domingos, gratuitamente, a partir do dia 17 de abril, às 11h. Cada módulo será constituído de quatro filmes, interando cinco domingos de exibição e posterior debate com o professor Marco Aurélio Lucchetti.

O curso de Western faz parte do Projeto Mostra, Debates e Curso de Cinema, proposto pelo professor Lucchetti. Ao todo serão exibidos, analisados e debatidos alguns dos principais filmes de faroeste, gênero que é considerado “o cinema americano por excelência”. O curso será dividido por módulos: Personagens do Oeste, Astros do Western, O Western e Seus Diretores, Westerns dirigidos por Atores, O Western e a Literatura de Western, O Western e o Cinema Social e outros.

O segundo módulo, Astros do Western, visa homenagear os grandes atores do gênero e será composto pelos seguintes filmes, nesta ordem:

17 de abril – Os Abutres têm Fome

Título original: (Two Mules for Sister Sara)
Lançamento: 1970 (EUA)
Direção: Don Siegel
Atores: Clint Eastwood, Shirley MacLaine, Manolo Fabregas, Alberto Morin.
Duração: 116 min
Gênero: Aventura

Sinopse:
Nesta aventura desenfreada e anárquica que se desenrola no México do século XIX, um mercenário americano salva uma freira dos seus pretensos molestadores. Mais tarde, percebe que este encontro casual foi um golpe de sorte, uma vez que a freira possui muitas informações acerca dos oficiais da guarnição que ele planeia atacar. O mercenário acaba por descobrir que ela não é freira e o romance acontece à medida que os muros e mitos da fortaleza explodem, neste intenso drama de aventura.

1º. de maio – Sem Lei e Sem Alma

Títulos: Duelo de titanes (Espanha), Règlement de comptes à O.K. Corral (França), Sfida all'O.K. Corral (Itália), Zwei rechnen ab (Alemanha), Blutsbrüder (Austria)
Pais: Estados Unidos
Direção: John Sturges
Roteiro: Leon Uris

Sinopse:
O famoso duelo de OK Curral, aquele que colocou Wyatt Earp e "Doc" Holliday frente a frente com a quadrilha dos Clanton, foi refilmado várias vezes pelo cinema, mas não de forma tão espetacular como neste clássico. Earp (burt Lancaster) é um homem da lei que chega a tombstone para limpar a cidade dos bandidos. Holliday (Kirk Douglas) é um dentista de formação, famoso pela rapidez no gatilho e pelo gosto pelos jogos de carta. Eles se unem para enfrentar Ike Clanton (Lyle Bettger) e seu perverso bando.

08 de maio – O Homem que Matou o Facínora

Título original: The Man Who Shot Liberty Valance, The, 1962
Direção: John Ford
Roteiro: James Warner Bellah (roteiro), Willis Goldbeck , Dorothy M. Johnson
Gênero: Faroeste
Origem: Estados Unidos
Duração: 123 minutos

Sinopse:
Em 1910, o Senador Ransom Stoddard e sua esposa Hallie chegam numa pequena cidade para o funeral de Tom Doniphon (John Wayne). Entrevistado por um repórter, Stoddard conta a história de quando era advogado na cidade e desejava deter o terrível pistoleiro Liberty Valance por meio da lei. Doniphon, um respeitado caubói, insistia na validade da lei do revólver. Além das diferenças de estilo, Doniphon e Stoddard compartilhavam o interesse pela mesma mulher (Hallie, na época uma garçonete de saloon), além da mesma mesma vontade de acabar com a tirania.


15 de maio – Romântico Defensor

Título Original: Albuquerque
País de Origem: EUA
Gênero: Faroeste
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de Lançamento: 1948
Estúdio/Distrib.: Ocean Pictures do Brasil
Direção: Ray Enright

Sinopse:
Randolph Scott apresenta uma impressionante performance numa história de ganância e vingança no Oeste Selvagem. Quando Cole Armin vai para Albuquerque trabalhar com seu bem sucedido tio John, ele logo aprende que negócios, mesmo sendo da família, não quer dizer que não há complicações. Cansado das táticas de seu tio, Cole troca de lado para um plano dirigido por Ted Wallece e sua irmã Célia. Mas Cole logo se dá conta que John Armin não é o tipo de homem pra se confiar, já que os três devem lutar pelos seus negócios e suas vidas contra seu impiedoso tio, Juke Murkil, nesse emocionante filme Western.


22 de maio – Era uma vez no Oeste

Título original: C'era una Volta il West
Lançamento: 1969 (Itália, EUA)
Direção: Sergio Leone
Atores: Henry Fonda, Claudia Cardinale, Charles Bronson, Jason Robards
Duração: 166 min
Gênero: Faroeste

Sinopse:
Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário