sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cauim Revitalizando o Centro, por Odônio dos Anjos Filho


Cineclube Cauim

Não raro lembro-me da pequena história do passarinho e do elefante, defrontando-se com um incêndio na floresta. O elefante vendo o pequeno pássaro levando água para jogar nas chamas e se assustando! Como aquele pequeno pássaro, levando quase nada de água, espera apagar um incêndio de grandes proporções. Quando o passarinho com seu pequeno e sábio bico diz: "Sei que posso pouco, você com essa tromba enorme poderia mais e não está fazendo nada, todavia estou fazendo a minha parte".

Falo isso para lembrar que muita gente ainda não vem ao centro da cidade, pois tem receio. Acha perigoso. Sei de muita gente cujos filhos de classe média e alta nunca foram ao centro. Vivem nos condomínios, nos clubes e nos shoppings, protegidos por muros e seguranças. Acham o centro um horror!
Ainda bem que muita gente não acha isso. Adora o centro. Eu moro no centro e adoro este espaço da cidade. Meu filho anda muita bem no centro e sem medo.

Mas voltemos à história do passarinho, pois falo isso para evidenciar que é possível, com ações concretas, dar uma condição melhor de vivência ao nosso querido centro.

Dou o exemplo do Cauim. Entidade que sempre esteve no centro. O Cauim já esteve na rua Lafaiete em dois locais diferentes e agora, com sua sala de cinema no coração do centro, na rua São Sebastião, 920.

No caso do Cauim, daquela sala da São Sebastião, é bom lembrar que com o fechamento do cinema e depois, passando por outra função e em seguida fechando; aquele trecho da rua estava degradado. Escuro e servindo de ponto de consumo de drogas. Era a nossa "cracolândia". Mesmo para o Kaxassa, presidente do Cauim e admirador do centro, aquela era uma rua que à noite ele evitava.

A reabertura da sala de cinema, onde já foi o Cine Bristol, foi uma mudança profunda daquele espaço, pois hoje é bem freqüentado e movimentado. É uma das áreas mais iluminadas do centro da cidade. Mais que isso; com a realização do projeto "A Escola vai ao Cinema" está trazendo todos os alunos da rede pública estadual e municipal, numa parceria incrível com as Secretarias Estadual e Municipal da Educação.

Estão passando por este projeto 132 mil alunos, que com certeza vão ter uma idéia diferente do centro. Um local agradável e prazeroso. Só se degrada um espaço quando a população o abandona. Com a freqüência das pessoas, são afastados todos os inconvenientes do isolamento.

O Cauim está fazendo sua parte, com a ajuda de diversos parceiros. Hoje a grande parceria para continuidade deste projeto e da revitalização do centro é a participação da população, freqüentando o seu comércio, caminhando pelas suas ruas, freqüentando suas praças, bares e locais de cultura e lazer. Cabe sim a população ocupar este espaço histórico e original do desenvolvimento da cidade. A apropriação deste espaço é fundamental para manter uma qualidade de vida a altura da história da cidade.

Venha ao Cauim, venha ao centro, venha dar sua contribuição, que pode ser pequena, mas você estará fazendo sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário