quinta-feira, 10 de março de 2011

NO TEMPO DOS MOCINHOS E BANDIDOS – O WESTERN

O lançamento do primeiro curso de cinema de 2011 – curso de Western – do Cineclube Canarinho acontecerá na quinta-feira, 17 de março, às 19:30h, com a exibição das duas versões do filme Bravura Indômita; a de 1969 (exibição às 19:30h), que tem como xerife ninguém menos que o astro dos western norte-americanos, John Wayne, atuação que lhe rendeu o único Oscar de sua carreira, e a versão de 2010 (exibição às 21:30h), que rendeu ao filme dez indicações ao Oscar 2011. Para assistir às duas sessões será cobrada apenas uma taxa de manutenção por pessoa, que corresponde a R$8 a inteira e R$4 a meia.

No curso de Western serão exibidos, analisados e debatidos alguns dos principais filmes de faroeste, gênero que é considerado “o cinema americano por excelência”. O curso será dividido por módulos: Personagens do Oeste, Astros do Western, O Western e Seus Diretores, Westerns dirigidos por Atores, O Western e a Literatura de Western, O Western e o Cinema Social e outros.

Cada módulo será constituído de quatro filmes que serão exibidos aos domingos, a partir do dia 20 de março, às 11h, no Cineclube Cauim. O primeiro módulo, Personagens do Oeste, será composto pelos seguintes filmes, nesta ordem:

Uma lenda do Oeste – Wild Bill (1995) o filme é baseado em uma peça de teatro e um romance que se utiliza da figura do pistoleiro Wild Bill Hickok, para fazer uma reflexão sobre o papel do herói na formação da cultura americana.

Butch Cassidy (1969), um dos maiores sucessos da década de 60, que relata os feitos dos ladrões e pistoleiros Butch Cassidy e Sundance Kid e sua cúmplice, Etta Place, que antes era uma simples e pacata professora.

Paixão dos Fortes (1946) é uma magnífica homenagem do diretor John Ford a uma das lendas mais populares dos Estados Unidos, o xerife Wyatt Earp, o filme foi baseado no livro homônimo de Stuart N. Lake.

Gerônimo – Uma Lenda Americana (1993), o filme narra a história de célebre líder apache que, em busca da liberdade de seu povo, lutou por mais de vinte anos contra o exército americano.






As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cineclubecauim@gmail.com ou pelo telefone (16) 3941-4341, falar com Nicole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário